quinta-feira, 18 de junho de 2009

PETER MURPHY - Dust


Lembro-me claramente, com a nitidez daquela tarde quente de verão, de escutar pela primeira vez este álbum num tempo em que ainda gastava as horas (e todo o dinheiro da mesada) enfiado numa discoteca, sem internet em casa e uma colecção de cds que queria desesperadamente fazer crescer. E era por entre cigarros e duas de letra com quem encontrava atrás do balcão que ia sabendo das “novidades”. Daquela vez entrei e o que haveria de escolher já estava a tocar…

Mesmo para quem conhece Peter Murphy, carismático líder dos Bauhaus, e o seu percurso a solo, “Dust” é um álbum difícil, negro e de uma profundidade distante do seu lado mais pop. Nele, a sua relação com a Turquia é exposta abertamente pela primeira vez, sem quaisquer receios, ao longo de 70 minutos de um mergulho no seu eclético universo artístico. Uma aura mística de viagem espiritual percorre todos estes 9 temas de estruturas musicais complexas e experimentais em ritmos lentos e arranjos surpreendentes. A variedade de instrumentos utilizados (violino, violoncelo, piano, cítara, djambe, didgeridoo e outros mais) denuncia o gosto crescente de Murphy pela “world music” através de delicadas e belas melodias de toque oriental e tribal fundidas com a electrónica, tudo isto envolvendo a sua voz etérea que habita o álbum de forma quase independente e soberana, sobrepondo-se ao instrumental.

Se existe música que conseguiu crescer em mim de forma inconsciente, natural e estranha ao mesmo tempo, foi “Dust”. Uma das minhas melhores compras musicais de sempre. Terão tido, ou será que têm, vocês, a mesma paciência para vê-lo engrandecer?


“Dust isn't for everyone...and that's its charm. It's encouraging to see Murphy, twenty-odd years into his career, moving so confidently in new directions rather than rehashing old glories. If Dust is any indication, his best years may still be ahead of him.”

George Zahora in “Splendid” (21/6/2002)



"Dust"(2002)




01  Things To Remember
02  Fare Sparkle Or Golden Dust
03  No Home Without It's Sire
04  Just For Love
05  Girlchild Aglow
06  Your Face
07  Jungle Haze
08  My Last Two Weeks
09  Subway (Epilogue)

more...

Sem comentários: