sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Buried Inside, Tombs, Concealment & Crushing Sun - Porto-Rio - Review



Na mesma noite na qual a selecção nacional se qualificou para o Mundial 2010, poucos eram os que imaginavam a grande noite que ainda estava por vir. No deck de um pequeno barco nas margens do rio Douro, Porto-Rio é o seu nome, durante o agreste frio de uma noite de inverno, dois nomes sonantes da editora americana Relapse Records estrearam-se em Portugal e aqueceram os poucos vultos presentes.

Com a primeira parte a cargo dos Concealment e dos Crushing Sun, coube a estes últimos abrir o "porão" do barco e dar as boas-vindas aos presentes. Originários de Vila do Conde, este quarteto dá provas de ser um projecto a seguir com atenção no futuro, algo ainda mais acentudado pelo lançamento de um novo registo marcado para breve. Com o seu Death Metal, com influências de Lamb of God, principalmente na voz, fizeram bem o papel que se pede a uma banda de abertura, subiram ao palco, encararam os poucos presentes e descarregaram a sua sonoridade. Surpreenderam pelos novos temas.

Os Concealment são um dos fenómenos mais marcantes do Death Metal Técnico a nível nacional e os anos de estrada denotam cada vez mais a técnica e a qualidade deste trio ao vivo. Centrando-se maioritariamente no último registo, "Leak", os sintrenses abordaram a plateia por entre pormenores técnicos de guitarra, baixo e bateria. Sem dúvida a banda mais deslocada do cartaz, ainda assim, quem os viu certamente que gostou.

Sendo uma das mais recentes contratações da Relapse Records, os Tombs, deverão ser ainda um pouco desconhecidos para quem não acompanha regularmente as novidades dentro do Post-Metal/Sludge. Começando por apresentar temas que deverão figurar no seu próximo registo, este trio nova-iorquino estreante em Portugal, explicou bem o porquê de terem contrato discográfico firmado com uma das editoras mais influentes dentro do género em questão. Criando uma atmosfera pesada e negra, contrastante com os frágeis interlúdios e melodias, descarregaram os temas do seu único registo "Winter Hours". Destaque para o tema "Golden Eyes", momento alto da noite, que durante os seus 3 minutos de duração descreve de uma forma bastante marcante toda essência da banda. Infelizmente não foi possível ouvir os temas "Gossamer" e "The Great Silence" devido a problemas vocais do guitarrista/vocalista, algo que não impediu os Tombs de se estrearem em grande no nosso país. Se com apenas um álbum conseguem ser assim, imaginem daqui a uns anos.


Os Buried Inside foram a última banda a subir ao palco do Porto-Rio. A estrearem-se pela primeira vez em Portugal e perante uma plateia relativamente fraca, esperava-se bastante mais aderência tendo em conta o nome em questão, apresentaram o seu último registo "Spoils of Faillure". Quatro anos foi o tempo que demoraram a editarem este novo lançamento e se o resultado em estúdio é algo de extraordinário ao vivo pode-se dizer que resulta ainda melhor. Os novos temas possuíem a capacidade de prender o público de uma maneira que é sentida interiormente. Os riffs e os guturais ora em contraste com as melodias ora em sintonia com o noise e feedback fazem-nos vibrar e o headbanging é algo difícil de conter. Destaque para o tema "V" tendo sido este um dos melhores momentos de toda a actuação. Grandiosos, os Buried Inside, impuseram-se como cabeças de cartaz que são e encerraram a noite da melhor forma possível. Depois disto, os copos e a boa disposição tomaram conta do resto da noite.




Fotos: groo-7

Sem comentários: