sexta-feira, 17 de abril de 2009

This Will Destroy You - Without Death Penalty @ Passos Manuel, Porto - 15 de Abril de 2009



Mais uma noite Amplificasom. O Passos Manuel voltou-se a rechear-se com uma plateia mais que composta (lotação esgotada ou muito lá perto!) para uma noite que se esperava a algum tempo, não fosse esta a estreia em terras lusas de um colectivo de referência dentro das sonoridades do post-rock.

A noite começa com a subida a palco dos “Without Death Penalty”, colectivo promissor oriundo da Maia, que aqui se apresentou com os temas do seu, até à data, único EP,” Confine Your Dreams To Your Pillow [2008]” e algumas novidades. Enérgicos e incisivos debitaram durante cerca de uma hora um som situado entre o indie rock e o post-rock com uma mistura explosiva de hardcore. Ambiciosos no que se propõem e com um domínio musical acima da média, não foram contudo capazes de recriar o seu melhor. Os temas complexos denotaram alguma falta de coordenação entre os membros e o som não se mostrou adequado o suficiente para que os ouvidos pudessem assimilar claramente o que então se passava em palco. Ainda assim cativantes, arrancaram do público presente merecidos aplausos. Uma banda com uma margem de evolução enorme a ter em conta nos próximos tempos.

Após uma breve interrupção para o copo ou o cigarro (ou ambos xD) chega o momento mais aguardado da noite. Aplausos soam no primeiro avistamento de “This Will Destroy You” ao encaminharem-se para o palco tamanha é a expectativa que o ar transpira. Eles agradecem e é quando os primeiros dedilhados de guitarra de” A Three-Legged Workhorse” ecoam que as portas do mundo se fecham completamente. O silêncio é eclesiástico. E a viagem começa no tom melancólico de uma despedida. Mágica e absorvente. O baixo de Donovan debita cirurgicamente as suas notas numa tensão crescente que de tão longa nos sufoca. Só depois nos é concedida a catarse sónica acumulada durante esta espera antes de tudo retornar ao que era. Mais aplausos, a comunicação verbal é a estritamente necessária procurando preservar a memória do som. Seguem-se outros temas e perco o fio do alinhamento. Não me preocupo, tamanho é o êxtase em que encontro. Apesar das condições sonoras não serem as mais adequadas e ser sabido que estas coisas do post-rock vão muito de gostos pessoais e pré-disposições, o certo é que esta é uma banda que sabe bem aquilo que faz. O diálogo que as duas guitarras estabelecem, a secção rítmica ora mais tímida e etérea ora mais musculada e presente, a repetição de riffs que vão ganhando compostura, tudo isso fórmulas que noutro caso poderiam ser apelidadas de banais ganham com este colectivo uma amplitude apenas possível por se tratar de músicos genuínos não preocupados com as categorizações e semelhanças que lhes possam tecer.
Gostos à parte, veio-o ainda o encore. E por fim, é perante uma plateia em pé e rendida que tudo termina. Talvez o que para alguns fossem expectativas altas demais, para outros tenha sido a surpresa e a satisfação de mais uma noite memorável. Mas não são todos os concertos assim?


Para quem não foi pode sempre dar um pulo ao blog dos nossos amigos da Amplificasom aqui ao lado e ver alguns dos videos realizados.

Até ao próximo, cá estaremos e lá estaremos.

Sem comentários: