domingo, 24 de maio de 2009

God Is An Astronaut - The Allstar Project @ Passos Manuel, Porto - 23 de Maio de 2009


Na passada noite de 23 de Maio, o Passos Manuel no Porto voltou a esgotar para mais um concerto brilhante e uma noite memorável. Os nacionais The Allstar Project e os irlandeses God Is an Astronaut mostraram as potencialidades do post-rock e levaram os presentes através de uma viagem única e incrível da qual todos preferiam não ter regressado.

Por volta das 22:45 os The Allstar Project subiram ao palco do Passos Manuel e presentearam a plateia, já ela cheia, com post-rock de boa qualidade, ou não fossem eles uma das bandas mais significativas do género em território nacional. Agressivos em palco, tocaram temas do seu último trabalho ,"You Reward...a Bullet", tais como "Polaris" e "Lasers Go Through Monkeys", mas a setlist centrou-se mais no próximo álbum que se avizinha, e pelo que este colectivo, oriundo de Leiria, nos mostrou é preciso continuar a segui-los bem de perto. Todo o concerto foi ainda acompanhado de projecções multimédia que serviram para embelezar, ainda mais, um grande concerto. Tudo isto devido á qualidade de todos os membros da banda. Merecidamente aplaudidos os The Allstar Project despediram-se para dar lugar ao grande momento da noite, pelo qual tanto se aguardava.

Durante o intervalo, a expectativa e ansieadade fazia-se denotar pelo burburinho. Cerca de 180 pessoas estavam ali á espera que a viagem começasse. 180 pessoas que presenciaram algo de extraordinário e que vai ficar para sempre nas suas memórias.

Por cerca das 23:45 as portas do nave foram fechadas, não havia escapatória, mas também ninguém queria sair, muitos seriam aqueles que gostavam era de poder ter embarcado. Os God Is an Astronaut sobem ao palco, os aplausos e a euforia são mais que notórios. Eis que começa a contagem decrescente para a descolagem. O trio irlandês está em palco pronto para assumir os comandos. O ecrã mostra a capa do último álbum. Dá-se a descolagem e eis que surge da guitarra de Torsten, do baixo de Niels e da bateria de Lloyd Shadows, o primeiro tema do mais recente álbum. Basta a primeira nota soar para um aflorar de sentimentos e emoções percorrer o nosso corpo e alma de cima a baixo. As projecções já habituais dos espetáculos destes senhores combinam na perfeição com as melodias e com as fases de puro êxtase tão características do post-rock. Toda a plateia é levada para outro mundo, para outra realidade. A quietude e a tranquilidade das partes melódicas não são mais do que mensageiras da tempestade que se avizinha. Tempestade que chega com as distorções, com os riffs arrancados e com a agressividade em palco. Não se consegue conter o headbanging. Em breve a tempestade desvanece dando novamente oportunidade as melodias de se afirmarem. Fecha-se os olhos, sorri-se de satisfação.
Apenas 4 músicas do novo álbum homónimo constam da setlist. Echoes, Zodiac e Snowfall juntam-se á já referida Shadows. Numa setlist que abrangeu todos os álbuns da banda não faltaram obras primas como All Is Violent, All Is Bright, Tempus Horizon, Fragile, Radau, A Moment Of Stillness, Far From Refuge, The End of the Beginning entre muitas outras, um total de 17 músicas com dois encores. O público bem familiarizado com a banda e com as suas músicas reconhece cada tema e basta a primeira nota soar para desencadear mais aplausos. Os músicos agradecem, dizem que é bom estar de volta ao Porto. São merecidamente aplaudidos. Deixam a promessa de quererem voltar para o ano, se possível ainda esta ano. Durante cerca de 1 hora e 20 minutos viveu-se e respirou-se God Is An Astronaut. 

Setlist:

Até á próxima. Cheers ;)

Sem comentários: