quarta-feira, 17 de março de 2010

Russian Circles e Black Bombaim - Plano B - Review


Foto: Jorge Silva

Antevia-se uma noite de satisfação para os amantes destas coisas do pós-rock mais agressivo. As portas acabaram por abrir sensivelmente à hora marcada, sendo que a tradicional espera apenas se deveu ao escoamento de toda uma massa humana que entretanto se tinha concentrado à entrada.

A primeira banda da noite, surpresa para uns, confirmação de boato para outros, foram os Black Bombaim. Detentores de uma sonoridade que funde o stoner rock com alguns toques experimentais de psicadelismo mostraram que são uma banda em ascensão, contudo, ainda com algumas arestas para limar. O excesso de repetição de algumas das suas pontes musicais corre o risco de se tornar demasiadamente monótona em prestações ao vivo para alguns. À parte disso, valeu a atitude e a descarga sonora que entornaram literalmente sobre a audiência e a prova disso foram os aplausos arrancados ao longo de toda a sua actuação.

Pela segunda vez em terras lusas, desta vez com o seu novo registo "Geneva" na algibeira, os Russian Circles subiram a palco logo de seguida para agrado de uma plateia que enchia por completo a estreita sala do Plano B. Magistrais desde o primeiro acorde, é de salientar a impressionante prestação na seccção rítmica de Dave Turncrantz que ao vivo consegue tornar os temas deste trio ainda mais palpáveis tamanha é a sua entrega. Na guitarra, Mike Sullivan demonstra com precisão o porquê de, para muita gente, serem considerados uma das bandas mais proeminentes e inovadoras do género, recriando na perfeição os cenários e ambientes captados em estúdio. Do mesmo modo, no baixo, Brian Cook completa a peça última desde puzzle debitando solenemente as suas notas ora mais texturadas ora mais cruas. Assim embarcamos nessa viagem por temas mais recentes e mais antigos: Harper Lewis, Malko, Hexed All, Death Rides A Horse, Philos, Youngblood, Geneva, Carpe, Station até nada soar mais do que uma derradeira trovoada de aplausos.

Foi bastante. Mas para quem gosta, já se sabe. Sabe sempre a pouco e ficasse a sonhar com a próxima vez.


2 comentários:

::Andre:: disse...

De onde viste o concerto André?

André Lobão disse...

Estava mesmo na fila da frente. Porquê? Alguma argolada na review?