Os If These Trees Could Talk, originários de Akron – Ohio (EUA), são uma banda de post-rock que iniciou a sua actividade em 2000 e conta com dois álbuns de originais. Embora não sendo uma das bandas mais destacadas do movimento o seu novo registo vem mostrar o empenho de uma banda que está no caminho certo para o conseguir.
Em 2006 editaram o seu primeiro álbum. Sem Ep´s de apresentação e sem rodeios mostraram-se ao mundo com um álbum homónimo composto por 6 temas. Quem teve a enorme felicidade de descobrir esta banda, aquando do seu primeiro lançamento, certamente não se arrependeu. Embora estando no anonimato naquela altura, o álbum “If These Trees Could Talk” destacou-se no underground do post-rock e boas críticas surgiram em torno da banda. Os If These Trees Could Talk tinham-se estreado com um álbum do melhor post-rock que se podia encontrar. Sem críticas negativas a apontar, o álbum homónimo enfeitiçou com as melodias e harmonias, com a quietude e os picos emocionais e pela delicadeza e amor com que os riffs surgiam das guitarristas, ora calmos, fazendo-nos relaxar, ora empolgantes, levando-nos ao êxtase.
Três anos se passaram e os If These Trees Could Talk presenteiam-nos com um novo álbum, lançado em Março, intitulado “Above the Earth, Below the Skye”.
“If These Trees Could Talk come crashing down the mountains like an avalanche; as sound and fury (signifying something), the guitars carve a path of dramatic tension as powerfully epic as everything Red Sparowes have never done in the entirety of their stumbling quest for raging passion (…) The rhythms change slowly like the seasons, conducted by the animalistic, put-your-claws-in-the-air battering of the drums, a force that moves in unison with the bass to form the earth from which the guitars spring into the air and fly; sometimes gently away with melancholy, sometimes swooping back down like a rain of heavy metal.”
David Murrieta – The Silent Ballet
“Above the Earth, Below the Skye” é sem dúvida o melhor álbum dos If These Trees Could Talk e após 3 anos desde o primeiro registo da banda, não seria de esperar o contrário. Capazes de criar temas que nos fazem questionar sobre temáticas do dia-a-dia ou viajar através de paisagens inacessíveis onde a fauna e a flora se encontram em perfeita harmonia, este novo registo traz 10 temas perfeitos que levarão estes americanos ao reconhecimento mundial e ao conjunto das melhores bandas do género, é o mínimo que se pode esperar se ainda houver justiça e os ouvidos estiverem em perfeitas condições para apreciar post-rock da melhor qualidade. Como todo o bom post-rock exige, “Above the Earth, Below the Skye” transporta a capacidade de nos fazer relaxar e desligar/reflectir sobre os problemas que nos rodeiam. Durante cerca de 42 minutos o ouvinte pode desfrutar de uma extraordinária experiência sonora da qual não vai querer acordar.
Sem dúvida mais um excelente álbum de post-rock para se juntar ao conjunto dos melhores álbuns de 2009, dos quais já fazem parte “Avoid the Light”, dos Long Distance Calling, e “Hymn to the Immortal Wind”, dos Mono.
If These Trees Could Talk - "If These Trees Could Talk" (2006)
1 Malabar Front
2 Smoke Stacks
3 The Friscalating Dusklight
4 Signal Tree
5 The Death of Paradigm
6 41°4′23n, -81°31′4w
If These Trees Could Talk - "Above the Earth, Below the Skye" (2009)
1 From Roots to Needles
2 What’s in the Ground Belongs to You
3 Terra Incognita
4 Above the Earth
5 Below the Sky
6 The Sun is in the North
7 Thirty-Six Silos
8 The Flames of Herostratus
9 Rebuilding the Temple of Artemis
10 Deus Ex Machina