sábado, 30 de maio de 2009

La Fura dels Baus - Boris Godunov



"No quiero que se derrame sangre verdadera junto a los muros de la mentira."

Federico García Lorca





Acabo de chegar de uma experiência incrível: Boris Godunov, uma das mais recentes peças da fantástica companhia de teatro catalã "La Fura dels Baus". O espectáculo tem como ponto de partida uma recriação do sequestro terrorista do teatro Dubrovka em Moscovo no ano de 2002. O teatro, até então espaço de ficção, havia-se convertido no lugar da tragédia e da degradação humana, no qual os espectadores se tornaram actores involuntários.
A mensagem subliminar, conceitos universais inerentes ao ser humano em qualquer tempo: a luta pelo poder, a violência como meio de impor ideias e a corrupção das estruturas políticas que acabam por castigar inocentes, está presente durante a cerca de duas horas de espectáculo. A suposta peça que teria sido apresentada aquando este sequestro é um clássico russo de Alexander Pushin, que desde o século XIX, nos fala de uma realidade semelhante à dos nossos dias.*

"Creemos que la mejor forma de combatir nuestros miedos es enfrentarse a ellos. Así, nuestro Boris Gudonov pretende acercar al espectador, desde el terreno de las emociones a un tema que nos preocupa a todos: el terrorismo."

Àlex Ollé e David Plana


Isto sim é teatro contemporâneo na verdadeira ascensão deste adjectivo, uma lufada de ar fresco no nosso meio cultural referente a artes performativas cada vez mais reservado, elitista e conservador. Fiquem com esta pequena apresentação e visitem o interessante site.



A próxima oportunidade de os ver é já hoje em Santa Maria da Feira, a propósito do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua com uma outra produção intitulada: "Imperium". Mais informações aqui e outro video-preview para abrir o apetite. Pena o dinheiro não dar para tudo...






(*Texto apoiado no folheto informativo do espectáculo).

Sem comentários: