sábado, 27 de junho de 2009

AUTUMNBLAZE – Perdition Diaries


A ressurreição de Autumnblaze, após a separação de 2005, traz-nos de volta a clássica formação Eldron, Arisjel e Schwadorf neste novo registo marcado por uma sonoridade distinta do seu antecessor “Words Are Not What They Seem” de 2004 que então roçava os meandros do rock alternativo.

“Perdition Diaries” é um álbum tão versátil quanto viciante, algo que a própria banda descreve como um regresso às suas raízes e considera ser um tributo ao dark metal da década de 90, ponto de viragem no modo de entendimento de como continuar o género rompendo velhas tradições dos anos 80. O resultado é uma amálgama sem demasiados condimentos do melhor que bandas como Anathema, Paradise Lost, Tiamat, Lacrimas Profundere, Katatonia, Dark Tranquillity ou At The Gates já nos presentearam. Não é, portanto, certamente pela inovação que este registo se destaca mas antes pelo seu apelo saudosista capaz de captar atenções. Cada tema funciona como peça autónoma e de forma descomprometida, embora com alguma falha da densidade melancólica característica das suas referências que aqui se apresenta mais difusa, o que não é necessariamente mau na medida em que permite uma fluidez agradável no tempo de audição. Apesar destas óbvias influências nada soa forçado ou roubado (somente mesmo a magia e a aura dos antigos o tenha talvez sido), contudo, este colectivo parece-me mais interessado em tocar o que lhe apetece do que propriamente em firmar uma sonoridade própria, o que eventualmente acabará por acontecer.

Uma agradável surpresa repleta de variedade que não sendo uma pérola musical consegue contudo surpreender e combina grandes momentos.


"It's not only the surprising versatility of this album that gives pleasure, but especially the self-conscious and always compelling songwriting. This, ladies and gentlemen, is not a successful comeback, it is an absolutely convincing new beginning!"

in METAL HAMMER

"Powerful riffs and massive arrangements reminding me of the early Nineties when metal still had that excitement and drama."

in ORKUS (9/10)






"Perdition Diaries"(2009)




01 Wir Sind Was Wir Sind
02 Who Are You?
03 I Had To Burn This Fucking Kingdom
04 Haughtiness and Puerile Dreams
05 Brudermord
06 Empty House
07 Neugeburt
08 Ways
09 The Forge
10 Saviour

more...

Sem comentários: