quarta-feira, 22 de julho de 2009

HULL - Sole Lord



Os Hull são mais uma banda emergente do cada vez mais latejante movimento doom/sludge nova-iorquino e “Sole Lord” o seu registo de estreia em longa duração editado pela The End Records. 

Uma portentosa descarga de metal atmosférico inundado de delays em dedilhados repetivos que nos atingem directamente os tímpanos é talvez o que mais sobressai numa primeira audição. As vozes em simultâneo num registo limpo e forçadamente rasgado, por momentos, fazendo lembrar uns Baroness, apontamentos melódicos intensos dignos de uns Isis ou alguns riffs catárticos e épicos reminiscentes de Neurosis são apenas umas quantas referências que bastariam para suscitar o interesse a quem anda mais desatento (e se acrescentarmos o nome Mastodon ao caldinho teremos a típica jogada de editora ou revista para fazer vender o seu peixe). Mas como se torna sempre difícil bandas recentes, qualitativamente superiores a muitas outras (como o é no presente caso), se libertarem do estigma de terem chegado depois de outras, vou apenas dizer-vos o que penso sem floreados: Hull arriscasse a ser a última paixão para os aficionados nestas sonoridades, não unicamente por reunir num só nome os modelos do género e elevá-los a uma dimensão realmente merecedora de comparação, como igualmente pela deliciosa riqueza compositiva que nos faz ora acelerar ora abrandar consoante os caprichos destes músicos.

(Inovadores?!) Talvez sim, talvez não. E o que é inovar hoje em dia para que possa ser considerado tal? Estamos nós à espera de um novo estilo ou de uma evolução natural? De uma re-afirmação do passado ou uma procura do novo som? Deixo essas questões para os críticos (mais ou menos!) “especializados” e as suas teorias de bolso.

Como se diz na minha terra: “eu cá é mais música!” E quanto a isso já se sabe, ou se gosta ou não se gosta. Ponto final.


"Sole Lord"(2009)



1 Innocence
2 Transition
3 Immortal
4 Deliverance
5 Wrath of the Sands
6 Wanderer
7 Healer
8 Aesthetic
9 Architect
10 Vessel

more...

1 comentário:

::Andre:: disse...

Por falar em doom nova-iorquino, arranjas o novo dos Bloody Panda?