quarta-feira, 19 de agosto de 2009

IREPRESS - Sol Eye Sea I


Para qualquer amante de Música (sim, com M grande!), Irepress é amor à primeira “vista”. Isto porque este não é apenas mais um grupinho de tipos tecnicistas a debitar mil notas por segundo e que a crítica nos quer impingir sob a categoria de prog-qualquer coisa.

Se ecletismo for a palavra de ordem da vossa playlist então não podem perder isto por nada deste mundo… pois estes senhores transportam consigo alguns dos melhores exemplos do que tem sido feito em campos musicais diversos desde o post-rock mais atmosférico, passando pela beleza técnica do math-rock até ao poder ultrasónico do sludge mais directo. As primeiras audições certamente deixarão no ar lembranças de uns Red Sparowes meio misturados com Pelican ou Isis mas após a poeira assentar apercebemo-nos de muito mais. “Sol Eye Sea I”, segundo registo do colectivo, sucessor de Samus Octology de 2005, é um disco musicalmente gigantesco e imprevisível no qual a toada progressiva não se traduz numa maneira de fazer algo mas antes na desculpa para justificar uma amálgama tão bem cozinhada que seriamos capazes de a degustar de olhos fechados. Ao longo dos nove temas que compõem este álbum temos momentos de headbanging de fazer inveja às bandas mais “trves” que aí andam, melodias, crescendos e delays que fazem salivar qualquer “prog-maniac”, distorção debitada numa muralha de som que colocaria muita banda sludge de boca aberta e ainda temos tempo para embarcar em delírios electrónicos extremamente bem conseguidos e psicadélicos.
As vocalizações, embora pontuais, são cuidadas e revelam a versatilidade esperada consoante o caminho que vai sendo ditado.

Irepress é um autêntico tesouro de genialidade e desengane-se quem gostaria de pensar que “Sol Eye Sea I” é uma exploração sonora na tentativa de encontrar uma rota de navegação. Estes senhores estão definitivamente à deriva e é isso que os torna tão especiais. Um dos discos do ano (senão o!) e absolutamente obrigatório.


"Sol Eye Sea I"(2009)



1 Diaspora
2 Rhintu
3 Barrageo
4 Daniel sen
5 Cyette Phiur
6 Fletchie
7 Adeluge
8 Billy
9 Entanglement


more...

Sem comentários: