quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sólstafir


E continuando a falar da Islândia é inevitável referir o nome Sólstafir, colectivo que alguns categorizam como um misto de prog-viking-black metal (mais um híbrido, portanto, mas este sem as modinhas do prefixo “post”) capaz de captar a atenção e simpatia de ouvintes menos dados a estes ruídos.

O que estes senhores na verdade nos presenteiam é música de uma grandeza surpreendente feita por quem já cá anda a algum tempo (desde 1994) e, com certeza, encontrou inspiração em clássicos exemplos que prevalecem no tempo. Força intrínseca, eis o que impera nestas composições. E isso denota-se imediatamente na sua primeira audição, pois aqui nada há mais do que os riffs épicos da escola antiga e a secção rítmica de arrancar cabeleiras à biqueirada. Embora pelo meio aconteçam desvios a um lado mais folk, criando ambientes, passagens, relaxamentos antes da fúria, a voz rasgada mas não grunhida (por momentos mesmo, algo reminiscente a Allan Nemtheanga) mantém a coesão dos temas, acrescentando-lhes o dramatismo necessário, num aparente cantar com angústia entalada na garganta.

Apoteótico e decadente ao mesmo tempo, como se fora um fruto apodrecido a cujo paladar se ganha agrado.


“(…) you can hear it through the music how bad these guys feel. Those are not happy men playing that music! No this is not happiness!”

Elvar - Guitar player of Ask The Slave



"Köld"(2009)



1 78 Days in the Desert
2 Köld
3 Pale Rider
4 She Destroys Again
5 Necrologue
6 World Void of Souls
7 Love Is the Devil (And I Am in Love)
8 Goddess of the Ages

more... 


"Masterpiece Of Bitterness"(2005)



1 I Myself the Visionary Head
2 Nature Strutter
3 Bloodsoaked Velvet
4 Ljósfari
5 Ghosts of Light
6 Ritual of Fire
7 Náttfari

more...

Sem comentários: